ANVISA tomou decisão em sessão extraordinária em 22 de novembro de 2022.
Em lamentável decisão, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), determina a obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e aeroportos novamente. A decisão foi tomada sob a argumentação de que casos de Covid-19 estão voltando a aumentar.
A decisão passa a valer a partir de voos do dia 25 de novembro de 2022. Após o fim da obrigatoriedade de máscaras ter sido decretado em agosto de 2022, tal decisão põe em cheque a sua real efetividade em conter o vírus, visto que aeroportos permaneceram sem restrições por quase 3 meses sem qualquer aumento no número de casos.
Houveram conflitos entre os diretores da agência reguladora, Daniel Pereira, relator e diretor da pauta optou para que houvesse apenas a recomendação em vez da obrigatoriedade proposta por Alex Machado Campos e acolhida pelos demais. Na decisão, apenas pessoas com transtornos e impossibilitadas de utilizar a máscara estarão realmente livres da obrigatoriedade, ademais, a ANVISA ainda proibiu outros utensílios substitutivos a máscara:
máscaras de acrílico ou de plástico;
máscaras dotadas de válvulas de expiração, incluindo as N95 e PFF2;
lenços, bandanas de pano ou qualquer outro material que não seja caracterizado como máscara de proteção de uso profissional ou de uso não profissional;
protetor facial (face shield) isoladamente;
máscaras de proteção de uso não profissional confeccionadas com apenas uma camada ou que não observem os requisitos mínimos previstos na ABNT PR 1002 – Guia de requisitos básicos para métodos de ensaio, fabricação e uso.
Sofreu com atrasos, cancelamentos e extravios de bagagem? Nos conte aqui: flighthelpbrasil.com/formulario
Comments