top of page
logobranco.png
Blog

Fechamento Temporário do Aeroporto Salgado Filho

No último mês de maio, o estado do Rio Grande do Sul foi acometido de uma tragédia climática sem precedentes que trouxe uma série de impactos na vida do povo gaúcho, dentre eles o fechamento por prazo indeterminado do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre/RS.



O fechamento temporário do aeroporto se fez necessário para realizar obras emergenciais de manutenção, limpeza e reconstrução de toda área fortemente afetada pelas enchentes. Essa determinação, embora necessária para garantir a segurança das operações aéreas, gera uma série de desafios para passageiros, companhias aéreas e toda a comunidade que depende da infraestrutura aeroportuária na região sul do Brasil.


Além dos desafios logísticos e operacionais, o fechamento do Aeroporto Salgado Filho também terá impactos econômicos significativos. Empresas locais, do setor de turismo à indústria de serviços, podem sentir os efeitos da redução temporária na atividade aérea, enquanto passageiros e turistas podem precisar ajustar seus planos de viagem.


As repercussões imediatas são sentidas pelos passageiros, que enfrentam cancelamentos e reprogramações de voos. Companhias aéreas também estão sendo desafiadas a ajustar suas operações, redirecionando voos para outros aeroportos da região, como o a Base Aérea de Canoas/RS e os aeroportos de Caxias do Sul/RS e Florianópolis/SC a fim de manter a conectividade regional e nacional.


Em que pese a motivação do cancelamento dos voos seja um caso fortuito e de força maior, mesmo nesses casos, os passageiros têm direito à informação clara e resolutiva acerca de todos os procedimentos adotados, assistência material, reacomodação, reagendamento ou reembolso, conforme garante a Resolução nº 400/2016 da ANAC.


O prazo de retomada das atividades ainda é um tema delicado. Após reunião realizada entre a Fraport - empresa que opera e gerencia o aeroporto de Porto Alegre/RS - e o governo federal no dia 03 de junho de 2024, a estimativa é de que o Salgado Filho retome suas atividades somente no mês de dezembro.


Em tempo, salienta-se que a grande dificuldade no momento para estabelecer um prazo de reabertura do aeroporto é o fato de que sequer foi possível finalizar a quantificação dos danos à pista e às instalações.


Portanto, é importante estar ciente de que essa previsão está sujeita a alterações, dependendo das condições climáticas e dos esforços de recuperação e reconstrução das infraestruturas afetadas pelas enchentes.


Continue acompanhando os comunicados oficiais das autoridades aeroportuárias e das companhias aéreas para obter as informações mais recentes sobre o status do aeroporto e dos voos.

22 visualizações0 comentário

Komentáře


bottom of page